Prefeitura de Rafael Fernandes realizou entrega de tablets a Agentes Comunitários de Saúde. A cessão de aparelhos objetiva Informatização dos Prontuários Eletrônicos do Cidadão.


A Prefeitura de Rafael Fernandes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na semana passada, a entrega de tablets a todos os seus Agentes Comunitários de Saúde. A cessão de tais aparelhos faz parte do Projeto de Informatização dos Prontuários Eletrônicos do Cidadão.


Iniciado em 2020 e marcado pelo investimento em informatização da saúde pública municipal, o Projeto Informatiza objetiva promover a informatização das Unidades de Saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária em Saúde.

O programa vai integrar as informações de saúde do cidadão em uma grande rede de dados. Com isso, os profissionais de saúde e gestores terão mais eficiência no atendimento e continuidade ao cuidado do paciente em qualquer tempo e lugar.

Segundo a Secretária de Saúde, Hiudevan Duarte, esses aparelhos são os segundos tabletes entregues aos Agentes Comunitários de Saúde e juntamente com a aquisição de novos computadores, notebooks, impressoras e equipamentos de informática vem possibilitando não apenas a substituição nos cadastros manuais dos usuários e unidades familiares, mas dando maior controle de dados e sistematização de informações, ferramenta necessária como exemplo para análise de casos de pacientes com diabetes, hipertensão e seu acompanhamento com a equipe da Atenção Básica.

Ainda segundo informações, além de investimento em tecnologia e estruturação das Unidades de Saúde, a gestão do prefeito Bruno Anastácio ainda teve que investir em contratação de pessoal especializado para capacitação dos servidores municipais, que também receberam novas bolsas para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias.

Dessa forma, a gestão municipal investiu mais de R$ 27.156,00 (vinte e sete mil, cento e cinquenta e seis reais) de equipamentos e fardamento para suas equipes, deixando claro que Saúde se faz com pessoas, com valorização de seus profissionais e com compromisso.