Fraude no Auxílio Brasil; Vereadora denuncia suposto caso de corrupção em Mossoró.

A vereadora Marleide Cunha (PT) usou a sessão desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Mossoró, para denunciar um suposto caso de corrupção envolvendo cobrança de propina no cadastro do Auxílio Brasil no município.


Segundo a parlamentar, um cidadão com cargo comissionado que trabalha com o cadastramento de pessoas no Auxílio Brasil estaria cobrando o valor de R$ 200 reais para facilitar a aprovação das pessoas no programa.

A vereadora disse que ficou sabendo do caso através de denúncias feitas por populares, que a procuraram e relataram a situação. A parlamentar solicitou que o Executivo apure a situação e afirmou que existem áudios do trabalhador que comprovaria a corrupção.

"Segundo a denúncia, tem um cidadão, cargo comissionado, que trabalha no cadastro, cobrando duzentos reais de propina todos os meses que a pessoa receber o auxílio emergencial para facilitar a aprovação," falou a Parlamentar durante a sessão.

A Vereadora disse ainda que pessoas com direito ao serviço, em maior situação de vulnerabilidade social, podem estar perdendo a oportunidade de serem contempladas com o benefício. "Eu não sou uma pessoa que falo nada se eu não tiver alguma base para saber que é verdade a informação. (…) Foi algo que eu recebi e que tem procedência", disse Marleide ao TCM Notícia.

As prefeituras de cada município são responsáveis pelo cadastro das famílias no Cadastro Único, que é usado pelo Governo Federal para conceder o benefício.

Sobre a denúncia, em nota, a Prefeitura de Mossoró informou que não recebeu nenhuma denúncia formal sobre o caso. E, que aguarda a vereadora fazer as devidas apresentações de provas sobre a questão. Destacou que vai apurar com total rigor e transparência o caso.