Editorial: Um líder ausente jamais será reconhecido novamente; "dor de barriga" não dá só uma vez, se engana quem quer!

Plano é plano. Jogo é jogo. Entender o que é preciso para desenvolver e executar bem uma estratégia é uma responsabilidade exclusiva da liderança. E isto requer "cabeça nas nuvens" e "pés no chão". Assim como a capacidade de ligar mentalmente o presente ao futuro.


Quando o líder não é capaz de fazer essas coisas, consequentemente, os liderados estão suscetíveis a perda de energia, de motivação, de produtividade. Cai o entusiasmo e o compromisso com o resultado.

E nesse momento, em que o liderado mais precisava ser puxado para a superfície, o seu líder simplesmente "vira as costas", se esconde ou ignora, erroneamente, as pessoas que ele precisará novamente, no futuro bem próximo.

Quando com seu próprio esforço, o liderado consegue se agarrar a alguma coisa e emerge, chegando cansado a um lugar seguro, aí o seu líder reaparece e oferece ajuda, como se o seu liderado ainda precisasse de ajuda para a sua defesa. E esse líder que nada fez, que deixou os prazos serem vencidos e só depois se manifestou, ainda diz aos outros liderados de seu grupo que ajudou e que o seu liderado é um ingrato.

Temos muitos líderes assim: egoístas, cujo único interesse é o seu próprio sucesso e usa as pessoas unicamente para atingir o seu objetivo. Para isso engana, mente, demonstra uma personalidade que não é a sua, age como alguém que vai ajudar a todos, que quer estar junto de todos e que os seus liderados estarão com ele quando atingir o poder, quando ele chegar lá e afirma: quando ele vencer todos estarão com ele no "Paraíso". Mas, esse líder, simplesmente esquece os seus liderados e "os abandona à própria sorte".

Por isso, o que conta são os exemplos e não o que ele diz para poder retornar ao "poder", que perdeu justamente por conta do seu comportamento egocêntrico, vaidoso, pomposo. Cabe ao liderado observar, procurar saber o que aconteceu no passado, como ele agiu, porque os seus liderados se afastaram dele, porque não querem mais acompanhá-lo e ele está sempre formando novos grupos.

O verdadeiro Líder está sempre ao lado dos liderados em qualquer situação, boa ou ruim.

Procura-se um líder verdadeiro por aí! Por favor, enviar notificações.