TRE faz nova totalização de votos e Ubaldo Fernandes será diplomado nesta segunda-feira (19); Wendel Lagartixa segue impedido pelo TSE de tomar posse como deputado estadual.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou nesta segunda-feira (19) uma nova totalização dos votos para deputado estadual. Depois dos novos cálculos, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) foi declarado reeleito, no lugar da vaga de Wendel Lagartixa (PL), que tinha sido declarado eleito em 2 de outubro.


Com a nova totalização, o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, disse que Ubaldo poderá ser diplomado na tarde desta segunda-feira junto com os demais 23 deputados estaduais eleitos, os 8 deputados federais, o senador eleito Rogério Marinho (PL), os suplentes e a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador eleito, Walter Alves (MDB).

A nova totalização dos votos atendeu a uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferida na sexta-feira (16). Ao tomar a decisão, Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido justamente de Ubaldo Fernandes.

O deputado que disputou a reeleição entrou com petição alegando que, como o ministro havia indeferido o registro de Lagartixa (em decisão de 20 de outubro), o candidato do PL não poderia ser diplomado e empossado.

Inicialmente, o TRE-RN havia informado que a nova totalização aconteceria apenas em 25 de dezembro, mas, no sábado (17), o presidente do TRE decidiu antecipar os cálculos para uma sessão pública nesta segunda-feira.