Atenção gestores: municípios terão que realizar adesão para o biênio 2023-2024 do Programa Saúde na Escola; inscrições seguem abertas até o dia 28 de fevereiro.

Dúvidas dos gestores sobre a adesão dos Municípios ao Programa Saúde na Escola (PSE) foram esclarecidas em uma live promovida pelo Ministério da Saúde no canal do DataSUS no YouTube.


As adesões são bianuais, ou seja, precisam ser renovadas a cada dois anos. Em caso de o Município manifestar interesse pela continuidade em participar do programa, é necessária uma nova adesão para o ciclo 2023-2024. As inscrições seguem abertas até o dia 28 de fevereiro.

Nesse caso, o gestor municipal do PSE deve acessar a plataforma e-Gestor AB, onde fica disponível o processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de Saúde e Educação e os ministérios da Saúde e da Educação.

Na mesma ferramenta, o Município deve indicar as escolas de Educação Básica da rede pública conveniadas que participarão do programa.

O incentivo financeiro mínimo de custeio para as ações no âmbito do PSE no primeiro ano do ciclo é de R$ 5.676,00 para Municípios com até 600 educandos inscritos, com acréscimo de R$ 1.000,00 para cada grupo de 800 educandos inscritos.

O PSE é um programa intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, no qual as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.