Projeto Governo Cidadão: Técnicos do Banco Mundial realizaram vistorias na Barragem de Lucrécia e prestigiaram entrega de casas à população.

O segundo dia de visitas aos investimentos realizados no RN por meio do Projeto Governo Cidadão tomou o rumo do Alto Oeste, em Lucrécia. O município recebeu uma importante obra de recuperação em sua Barragem que envolveu o barramento principal e secundário do reservatório, com a aplicação de cerca de R$ 13 milhões, com recursos estaduais viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.

Nesta terça-feira (25), além de visitar o equipamento, o secretário de Infraestrutura, Gustavo Côelho, acompanhado dos técnicos do Banco Mundial, Augusto Mendonça e Paula Freitas, e autoridades municipais entregou as casas que precisaram ser reconstruídas durante a execução. 

"Nunca fui tão feliz. Receber minha casa novinha, reconstruída é um sonho que hoje torna-se realidade. Agora é fazer a minha mudança para viver em meu novo lar", comemorou Maria Gilva Clemente, dona da casa nº 425. 

A Barragem de Lucrécia tem quase 90 anos e é de responsabilidade do Governo do Estado. Para se adequar à Política Nacional de Segurança de Barragens e atender às recomendações dos consultores do Painel de Segurança contratados pelo Governo, a gestão tomou uma série de medidas preventivas, entre elas a execução de um Plano de Ação de Emergência (PAE). 

A primeira visita dos especialistas ocorreu em 2019, quando foi detectado um indicativo de instabilidade nos dois barramentos e recomendada a realização de obras complementares, que começaram em maio daquele ano.