Prefeitos de 99 municípios potiguares devem tentar a reeleição em 2024; MDB é o partido com o maior número de postulantes a concorrer ao segundo mandato no Executivo.

Nas eleições de outubro, os prefeitos de 99 das 167 cidades potiguares irão buscar a renovação dos seus mandatos, de acordo com levantamento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Os candidatos à reeleição representam 59,2% dos atuais gestores municipais.
 

O número de incumbentes (quando o candidato busca a reeleição) será menor que há quatro anos. Em 2020, 126 prefeitos potiguares tentaram se reeleger nas urnas, o que representou 75% dos gestores municipais à época.

Ainda em 2024, 68 prefeitos (em último ano do segundo mandato) não poderão buscar a recondução em 6 de outubro - data do primeiro turno. 

De acordo com a Constituição Federal, os prefeitos podem ser reeleitos para um único período subsequente, assim como outros representantes do Executivo. Contudo, não há impedimento para a candidatura a mandatos subsequentes, desde que não sejam consecutivos.

O MDB é o partido com o maior número de candidatos em busca de segundo mandato no Executivo. São 25 prefeitos que irão disputar reeleição em outubro. Em segundo lugar está o PSDB, com 16. O PL é o terceiro na lista, com 12 postulantes à renovação do mandato.

PSOL e PODEMOS, com um prefeito cada, são as legendas com o menor número de candidatos postulantes à renovação do mandato.