Eleitores de Natal preferem Rogério Marinho e Allyson Bezerra para o Governo, aponta pesquisa do Instituto Consult. Styvenson Valentim está na frente para o Senado.


Nesta quinta-feira (24), a Tribuna do Norte divulgou uma pesquisa de opinião que revela a atual dinâmica da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte, com foco na situação dos principais candidatos, especialmente na cidade de Natal, maior colégio eleitoral do estado.


O levantamento indica uma forte liderança de Rogério Marinho (PL) na capital, seguido pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União). Já os possíveis candidatos do PT e do MDB permanecem com números considerados insuficientes para uma disputa competitiva.

Realizada pelo Instituto Consult, a pesquisa ouviu 1.000 eleitores de Natal entre os dias 1º e 5 de julho, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Os resultados mostram Rogério Marinho com 29,5% das intenções de voto, seguido por Allyson Bezerra (União) com 22,6%, consolidando-se como os preferidos entre os natalenses. Cadu Xavier (PT) aparece com apenas 5,3%, enquanto Walter Alves (MDB) registra 3,1%.

Em um cenário mais amplo e espontâneo, ao somar as intenções de voto, Rogério Marinho lidera com 19,8%, seguido por Álvaro Dias (Republicanos) com 17,6%, e Allyson Bezerra (União) com 17,2%. Cadu Xavier e Walter Alves permanecem com percentuais baixos, reforçando a dificuldade de ambos se estabelecerem como opções viáveis na corrida ao Governo do Estado.

Na eleição proporcional ao Senado, a pesquisa aponta Styvenson Valentim (PSDB) na frente, com 42,4% na primeira votação. Em seguida, aparecem Fátima Bezerra (PT), com 12,2%, e Álvaro Dias (Republicanos), com 10,4%. No segundo voto, Álvaro Dias sobe para 20,1%, enquanto Zenaide Maia (PSD) registra 10,3%. Quando considerados os eleitores que pretendem votar em dois candidatos, Styvenson mantém a liderança, com 24,85%.

Além do panorama eleitoral, a pesquisa abordou a avaliação da gestão municipal de Natal. Quanto à aprovação do prefeito Paulinho Freire (União), 50,6% dos entrevistados disseram-se satisfeitos. Quanto ao governo de Fátima Bezerra (PT), atual governadora do estado, 64,6% dos entrevistados manifestaram desaprovação.