Seminário realizado na Câmara Municipal lança Diretrizes para Políticas Públicas e Justiça de Gênero em Pau dos Ferros.


O Palácio Vereador Francisco Lopes Torquato sediou, na manhã desta quinta-feira (14), um evento que representou o compromisso coletivo de transformar realidades, na ideia da garantia da equidade de gênero. O I Seminário de Políticas Públicas para as Mulheres, animado pela Orquestra de Escaletas Luar do Sertão, da Escola de Música Francisco Bezerra, foi grandioso.


A expressiva realização comportou diversos acontecimentos, dentre eles, o principal: o descerramento da faixa de inauguração da Procuradoria da Mulher, um ambiente de escuta, defesa e ação. "É um passo que marca a história de Pau dos Ferros", disse a orientadora jurídica do órgão, a vereadora Karígina Maia.

Em fala relativa às conquistas femininas, a parlamentar Domiciana Lopes, que assumiu a condição de 1ª procuradora adjunta, explicou que o instrumento existe "para ser a voz daquela que, muitas vezes, tem medo de falar". "Nós lutaremos, e muito, para que ela [Procuradoria] seja efetiva, tenha uma pauta cotidiana", destacou a titular a vereadora Aldacéia Oliveira, ao defender um trabalho integrado da rede de proteção.

Principiado com um diálogo sobre a importância da Procuradoria no Poder Legislativo, o seminário seguiu com discussões oportunas: palestra, mesa-redonda e um debate geral referente à igualdade e aos contextos de violência, haja vista o senso de responsabilidade social da Casa. "Concretização de um compromisso público e pessoal", assim definiu a programação do dia o presidente Jaime de Carvalho.

Nas participações, lista-se a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), a Patrulha Maria da Penha da Política Militar, o Executivo, a Escola do Legislativo Pau-ferrense Profa. Maria Viana e a Sala Lilás. Ainda registraram presença os vereadores Gutemberg Bessa (Gugu) e Francisco José (Gordo do Bar).