Allyson, Cadu e Álvaro: A reta final da Finecap com os pré-candidatos ao Governo do RN.


A Finecap de 2025 se tornou um termômetro político para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. O evento, que atrai grande público, foi palco para a movimentação de pré-candidatos e líderes em busca de visibilidade e contato direto com o eleitorado.


Entre os pré-candidatos ao governo, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), marcou presença por duas noites, sendo recebido pela prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), e sua vice, Lara Figueiredo (MDB). 

O pré-candidato do PT, Cadu Xavier, nome preferido da governadora Fátima Bezerra (que será pré-candidata ao Senado), também se encontrou com a prefeita Marianna. Outro nome que circulou foi o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), visto ao lado do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo.

A ausência do senador Rogério Marinho (PL), que aparece em segundo lugar nas pesquisas para o governo, chamou a atenção, especialmente pela presença de seu aliado Álvaro Dias. Isso levantou a dúvida se Dias poderia ser o nome da direita na disputa de 2026. A Finecap também não contou com a presença do senador Styvenson Valentim (PSDB), que, apesar de ausente, lidera as pesquisas para a reeleição ao Senado.

Outros políticos de destaque estiveram no evento, como os deputados federais Benes Leocádio (União Brasil) e João Maia (PP), a senadora Zenaide Maia (PSD), o deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL) e o deputado estadual Galeno Torquato (PSDB) - que inclusive poderá se filiar ao MDB a convite do vice-governador Walter Alves. Prefeitos da região, como Raimundo Pezão (Umarizal), Benilton Anastácio (Rafael Fernandes) e Dr. Leandro Rego (São Miguel), também marcaram presença.

No fim das contas, a Finecap foi uma oportunidade de contato popular para os pré-candidatos, já que nenhum deles subiu ao palco para ter sua popularidade medida. O impacto real da participação no evento só será sentido a médio e longo prazo, com a divulgação das próximas pesquisas e a percepção do eleitorado.