Projeto vai gerar trabalho e renda na região oeste potiguar

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campi Pau dos Ferros e Apodi, obteve a aprovação, no Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania, do projeto Fábrica-Escola: Beneficiando o pedúnculo de caju e frutas tropicais, gerando emprego, trabalho e renda para a região oeste do Estado. 

A seleção pública contemplou 113 dos 5.183 inscritos. A escolha dos projetos envolveu mais de 150 avaliadores, nas análises de triagem administrativa, triagem técnica e avaliação econômica. O investimento será de R$ 110 milhões no período de dois anos.

O projeto propõe alternativas sustentáveis de valoração integral do caju e de frutas tropicais para geração de bebidas, sucos, conservas e outros produtos a partir da polpa, além do aproveitamento na produção de ração animal das fibras oriundas do processamento.

Ao todo, participarão 2.050 pessoas, entre alunos do curso técnico de alimentos e do curso de zootecnia do instituto, professores das áreas e pequenos produtores da região.

Para Viviane Medeiros, coordenadora de extensão do campus Pau dos Ferros, a aprovação desse projeto “cumpre a função social do instituto, de oferecer educação de qualidade, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também constrói sonhos e transforma a realidade”.

Assessoria de imprensa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte