6ª Região de Saúde promoveu I Oficina de Construção da Rede de Atenção Materno-Infantil



Aconteceu durante os dias 30 e 31 de agosto, no auditório da VI Ursap, sediada em Pau dos Ferros, a I Oficina de Construção da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar. O evento é uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde e a VI Unidade Regional de Saúde Pública. 

Esta foi a primeira num universo de onze oficinas - conceituais e práticas –, que se propõem a uma reflexão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), suas principais dificuldades e a necessidade premente de mudar o atual modelo de atenção, fragmentado e hierárquico, para outro, em rede, articulado e poliárquico, visando atender satisfatoriamente as questões de saúde pública da população e, dessa forma, melhorar os indicadores relacionados ao SUS de forma regionalizada. 

A planificação da rede de atenção materno-infantil foi abraçada como proposta prioritária para o Rio Grande do Norte, em função de que o estado enfrenta, atualmente, grandes problemas inerentes à garantia do acesso de gestantes ao parto como, também, ao número exorbitante de partos cirúrgicos realizados; o que tem como conseqüência o nascimento de bebês prematuros e um índice de mortalidade materna e infantil que preocupa e inquieta as autoridades sanitárias norte-rio-grandenses. O modelo é parte integrante da “Rede Cegonha”, instituída pelo Governo Federal.    

 
Durante o encontro foram realizados trabalhos em grupo, exposições dialogadas, aulas interativas, debates, atividades escritas, encaminhamentos do trabalho de dispersão e avaliações.

O evento, destinado aos gestores e profissionais de saúde de nível superior dos 36 municípios que compõem a VI Ursap, foi dirigido por Severino Júnior, coordenador de Promoção à Saúde, além de outros técnicos da Sesap e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).


A gerente da VI Ursap, Jeane Cleide Sarmento, que também é uma das facilitadoras das oficinas, disse que o encontro foi satisfatório e atendeu às expectativas. Ela destacou, ainda, que “as estratégias trabalhadas visaram estimular a participação ativa e comprometida de todos os agentes envolvidos no processo de construção da rede materno-infantil na 6ª Região de Saúde”.

Também participaram do evento, o Coordenador do Núcleo Técnico e de Gestão Regional da VI Ursap, Vicente de Paula Fernandes, Coordenadora Administrativa, Maíza Pontes, e Coordenadora de Recursos Humanos, Nizarene Vidal.


A próxima oficina acontecerá no mês de outubro vindouro.