São Miguel: Reunidos com Secretária de Educação, integrantes do PNAIC elaboram planejamento das ações para 2013.

Coordenação e Professores Orientadores do PNAIC em reunião com a Secretária de Educação, Luzinete Cesário.

A equipe de coordenadores e orientadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma parceria do Governo Federal com o município, composta pelos Professores Vânia Pessoa, Océlio Bobô, Simone Silvano e a Coordenadora local Lúcia Neves estiveram em reunião, nesta quinta-feira (31), com a Secretária Municipal de Educação, Luzinete Cesário, para o planejamento e direcionamento das ações para o ano de 2013.

O PNAIC é um programa do Governo Federal que busca a garantia da alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. A primeira ação do PNAIC é a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo. 

O MEC disponibiliza curso presencial de dois anos para professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento. Os encontros com os educadores são conduzidos pelos orientadores de estudo e este programa já acontece em São Miguel desde o seu lançamento.

Em São Miguel será apresentado nos próximos dias o levantamento atual da situação educacional das crianças do 1º ao 3º ano e a partir disso os orientadores do Pacto iniciarão a formação dos professores para o desenvolvimento do trabalho de acordo com as habilidades e competência necessárias. 

Este foi o encontro inicial da equipe para o planejamento deste ano e a partir do diagnostico serão iniciadas as atividades e treinamentos para o melhor rendimento em sala de aula.