Prefeitura de Pau dos Ferros desenvolve ações para auxiliar afetados pela seca.


Diante de um quadro de extrema dificuldade, resultado da escassez de chuvas na maior seca dos últimos 50 anos em todo o nordeste, a Prefeitura de Pau dos Ferros tem realizado uma série de atividades para amenizar os efeitos desta estiagem.

Através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, a gestão municipal tem atuado em diversas vertentes e este trabalho tem amenizado os efeitos da falta de chuvas.

Exatas 1774 pessoas estão sendo atendidas através da "Operação Pipa" em toda a Zona Rural de Pau dos Ferros. Estas pessoas estão distribuídas em 25 comunidades rurais, com 43 pontos de abastecimentos.

Ao todo, um milhão e duzentos mil litros de água própria para o consumo são entregues a população, sem nenhum custo e são transportadas através de cinco caminhões pipas.

Desde o dia 1º de setembro, a Prefeitura de Pau dos Ferros assumiu os custos para retirada da água do poço Pescolândia, na cidade de Apodi. Segundo o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, até então, a água era retirada da Barragem de Santa Cruz, na mesma cidade, onde foi identificada que a mesma estava inadequada para o consumo. 


"Para não afetar a qualidade da água entregue a população assim como não suspender o fornecimento deste importante serviço, imediatamente buscamos outra fonte e não interrompemos este trabalho ofertado à população", explicou o Prefeito.

Fabrício segue buscando alternativas e mecanismos que possam auxiliar a população na convivência com a seca. “Nosso trabalho e comprometimento em melhorar esta situação é contínuo. Por isso, vamos seguir buscando formas e parcerias que gerem mais qualidade de vida para todos”, afirmou Fabrício.

Segundo o presidente da COMPDEC, Vicente de Paula Fernandes, o trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Exército tem sido ostensivo no sentido de combater possíveis fraudes e eventuais quedas na qualidade da água distribuída. Para isso, semanalmente, todos os 43 pontos de abastecimentos são inspecionados pela equipe, como forma de evitar o armazenamento inadequado, além de acompanhar se toda a quantidade de água contratada é entregue.

Já de acordo com o Coordenador da COMPDEC, Carlos Rodrigo, a cada 30 dias, os contratos com os caminhões são renovados e todos tem o seus veículos inspecionados, desta forma, verificando se os mesmos continuam a atender todas as exigências para atender satisfatoriamente a população.

Da Assessoria de Comunicação