Ministério Público Federal investiga denúncias de fraudes na execução do "Bolsa Família" em municípios do Alto Oeste.


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF-RN) já instaurou 389 procedimentos investigativos judiciais e extrajudiciais para apurar possíveis irregularidades na execução do programa Bolsa Família no Estado. 

A Controladoria-Geral da União no Estado (CGU-RN) não informou os procedimentos existentes no Estado, mas segundo relatório da última auditoria realizada (em março de 2013), alguns municípios do Alto Oeste apresentaram fraudes ligadas ao programa.

Em Riacho de Santana, os auditores verificaram a existência de beneficiários servidores estaduais, municipais e aposentados, com renda per capita superior à estabelecida para a permanência no Programa.

Paraná, segundo a CGU-RN,  foi o Município que mais teve recursos aplicados do programa, perfazendo um total de quase R$ 2 milhões no período analisado. Na análise do órgão, verificou-se como deficiente o acompanhamento dos técnicos responsáveis pelo cumprimento das condicionalidades do programa.  

Em Martins, também destacou-se a existência de beneficiários que são servidores municipais e aposentados/pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com rendas percapitas superiores à máxima estabelecida para a permanência no Programa.

E no Município de Água Nova, segundo as informações divulgadas, também têm beneficiários do Bolsa Família com renda superior ao permitido pelas regras do programa.

No RN, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),  foi repassado, apenas em 2013, quase R$ 638 milhões através do programa. 

O MDS registra ainda que o número de famílias beneficiadas atingiu a marca de 361.550. Não há informações de quanto desse montante foi pago indevidamente, mas os órgãos de controle externo apontam para o mau uso da verba pública em terras potiguares.