Antônio Martins: Prefeitura define critérios para execução do Programa do Leite no município.


A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SEMTHAS), em parceria com o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), promoveu encontro para explanar os critérios do Programa do Leite.

O evento realizado nesta quarta-feira, 19 de Fevereiro, a partir das 14h, no salão do Clube Municipal Osmar Mesquita, contou com a participação da grande maioria dos beneficiários.

Conforme a secretária Municipal de Assistência Social, Rosineide Mesquita, ocorreu uma redução de 100 litros de leite em relação ao que era enviado a Antonio Martins. "Em anos anteriores vinham 480 litros do produto; agora virão apenas 380 litros, desses quais, 30 são de leite de cabra", assinalou.

O Governo do Estado diminuiu a quantidade do leite que vinha para o município alegando a falta da contrapartida do Governo Federal e a forte estiagem, que derrubou a produção leiteira. Como não há leite suficiente para todos os beneficiários, as regras de distribuição foram definidas considerando a demanda e às necessidades de cada grupo. 

Salão do Clube Osmar mesquita ficou lotado de beneficiários.

Para ter direito, a principal exigência é que o beneficiário esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) dos Programas Sociais do Governo Federal. O município priorizará as gestantes com o pré-natal em dia, crianças de 0 a 5 anos, com certidão de nascimento e controle de vacinação também em dia, crianças desnutridas e nutrizes com filhos até 2 anos.

Ficarão de fora: os portadores de necessidades especiais, que recebem o benefício de prestação continuada (BPC), e os idosos com 60 anos ou mais, que contam com aposentadoria do INSS, que podem custear a aquisição do leite.

Posteriormente, poderão se beneficiar pessoas com vulnerabilidade nutricional decorrente de problemas de Saúde, como tuberculose e HIV, desde que comprovem através de laudo médico.

O encontro contou com a participação da presidenta do CMAS, Marina Paiva, do técnico local da Emater, Everton Mesquita, representante do Conselho Tutelar, Michel Bezerra, e a representante dos beneficiários, Francisca Adelaide.