Vereadores de Pau dos Ferros aprovaram requerimentos importantes em sessão realizada nesta quinta-feira (27).


Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, os parlamentares pau-ferrenses, com a ausência do vereador Francisco José (DEM), debateram e votaram 01 (um) Projeto de Lei, 01 (uma) Indicação e 04 (quatro) requerimentos.

De autoria da vereadora, Tércia Batalha (PSB), foi aprovado o Projeto de Lei Nº 1647/2016 que denominou um logradouro localizado no Núcleo José Nicodemos de Lima, no Bairro Riacho do Meio, de Maria Regina Gameleira. Em sua defesa, Tércia lembrou da simplicidade e o amor que a homenageada tinha com a sua família, onde esta continua contribuindo para o desenvolvimento do município. A vereadora, Itacira Aires (DEM), prestou, também, a sua homenagem à "Dona Maroquinha" que, segundo a vereadora, é uma forma de deixá-la viva nas memórias dos familiares.

Através da Indicação Nº 010/2010, o vereador, Gugu Bessa (DEM), solicitou ao Sr. Walter Gomes de Sousa, Diretor Geral do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – as providências para recuperação, através do desassoreamento, da Barragem de Pau dos Ferros. De acordo com Gugu, a recuperação se faz necessária para que, quando chegar o período chuvoso, o município não enfrente outros problemas que dificulte a retomada do seu abastecimento.

Vereador Gugu Bessa solicitou providências para recuperação, através do desassoreamento, da Barragem de Pau dos Ferros.

O vereador, Gilson Rêgo (DEM), apresentou o Requerimento Nº 118/2015 solicitando ao chefe do executivo a perfuração e instalação de um poço, assim como, a instalação de uma caixa d’água na Rua Antônio de Castro Feitosa, no Bairro Frei Damião. Na justificativa, o vereador, autor da proposição, alertou dizendo que no referido bairro não existe nenhum poço perfurado. "O local citado no requerimento, antes da abertura da rua, tinha um riacho, talvez, com um parecer técnico, possa notar que há uma grande porcentagem de ter lençóis freáticos bem localizados", disse o vereador.

Na discussão do Requerimento, a vereadora Tércia Batalha manifesta a sua preocupação com a perfuração de poços na zona urbana, principalmente, na Rua solicitada pelo autor. A vereadora explicou que, até pouco tempo, era uma rua intransitável devido aos esgotos e fossas despejados nesta localidade. "Compreendemos que a contaminação é algo natural, por isso a preocupação pela qualidade dessa água", complementa. Sobre a caixa solicitada por Gilson, a vereadora garantiu que, das próximas que serão instaladas no município, já há uma reservada para o bairro.

A vereadora Itacira Aires concluiu o debate falando sobre as máquinas do Governo do Estado que estão em Pau dos Ferros realizando o serviço de perfuração de poços. "Já foi perfurado no Bairro Manoel Deodato, Domingos Gameleira, hoje, iniciaria no Bairro São Geraldo e, em seguida, bairro Paraíso", afirmou Itacira. 

Vereador Renato Alves requereu um redutor de velocidade para a rua São João, no Bairro São Benedito, e a elevação e paisagismo de canteiros na Rua Joaquim Torquato, no bairro São Judas Tadeu.

Em seguida, foram apresentados os Requerimentos Nº 119/2015 e Nº 121/2015, de autoria do vereador Renato Alves (PMDB) que solicitam, respectivamente, um redutor de velocidade na Rua São João, em frente à Editte Serigrafia, no Bairro São Benedito, e a elevação e paisagismo dos canteiros da Rua Joaquim Torquato, no bairro São Judas Tadeu. O vereador os defendeu como sendo um pedido da população, o primeiro para que sejam evitados os acidentes. No segundo, com a solicitação aceita, a rua ficara mais bonita e agradável.

O vereador, Gugu Bessa (DEM), através do Requerimento Nº 120/2015, voltou a solicitar ao Prefeito a construção de um redutor de velocidade em frente à Creche Municipal da Rua Severino Rêgo, no Bairro Paraíso, visto que a localização há um grande número de crianças utilizando a via. Na votação, a proposição reprovada pelos vereadores Tércia Batalha, Itacira Aires, Kasumaro Kened e Eraldo Alves na justificativa em que o pedido já foi feito nesta legislatura, estando assim prejudicado.