Assembleia Legislativa cria Frente Parlamentar do Cooperativismo Potiguar.


Na homenagem da Assembleia Legislativa ao centenário do cooperativismo no Rio Grande do Norte, durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (29), no plenário da Casa, o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) anunciou a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo. A atuação será destinada a promover o aprimoramento da legislação estadual, defendendo os interesses do cooperativismo e promovendo o seu desenvolvimento. Durante a solenidade, foi descerrada a placa homenageando a data e homenageadas dez personalidades potiguares que contribuíram para o fortalecimento do setor.

"Num mundo cada vez mais preocupado com a redução das desigualdades, o cooperativismo é o caminho ideal para a construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática e feliz. Por isso, o sistema cooperativo é a ponte entre o mercado e o bem-estar coletivo, é o instrumento formidável para o desenvolvimento harmonioso. O cooperativismo pode contribuir decisivamente para que o Rio Grande do Norte consiga se transformar num Estado com maior geração de emprego e melhor distribuição de renda", afirmou Ezequiel.


O presidente mencionou importantes nomes que colaboraram para a consolidação do cooperativismo no Estado, como o ex-governador José Cortez Pereira de Araújo, que criou o projeto de colonização de Serra do Mel, transformando em agro-vilas. Também foram homenageados o ex-senador José de Souza Martins (In Memoriam), Haroldo Abuana Osório (Presidente da Ceccope/RN), o médico Gley Nogueira Fernandes Gurjão, um dos criadores do sistema de cooperativas de médicos no RN, a Unimed; o professor Militino Leite da Cunha (In Memoriam), o ex-presidente da OCB/SESCOOP/RN, Geraldo José Antas; o professor e historiador Manoel Barbosa de Lucena; Francisco Rubens Lopes, funcionário da SESCOOP, e o engenheiro eletricista Roberto Coelho da Silva, presidente da OCB e da SESCOOP no Estado.


O ex-senador José de Souza Martins relembrou os temos de criação da primeira cooperativa: "Eu era um jovem prefeito, em Umarizal, quando constituíamos o consórcio para o desenvolvimento do médio Oeste e na reunião de constituição contávamos com a presença de dois ministros de Estado, do presidente da Sudene e de autoridades federais. O Rio Grande do Norte precisa despertar e fazer com que suas riquezas minerais sejam exploradas. Também precisamos trazer água, venha de onde vier", disse.


O presidente da OCB, Roberto Coelho da Silva, destacou entre outros, a atuação das cooperativas na eletrificação rural. Segundo ele, foram responsáveis por levar energia a cerca de 90% do Estado, chegando, a alguns municípios, a 100%. Roberto Coelho episódios de luta das cooperativas e momentos de dificuldade e citou a atuação de ex-dirigentes: "Temos muitos a quem homenagear nesta data. Dirigentes, ex-dirigentes e funcionários que deram valorosa contribuição ao sistema", disse.