Direção do Hospital Dr. Nelson Maia determina suspensão de cirurgias autorizadas pela Secretaria de Saúde de Pau dos Ferros.

Medidas foram anunciadas pelo Diretor da Unidade Hospitalar, Advogado Nelson Benício Maia Neto (Dr. Nelsinho). 

A direção do Hospital Dr. Nelson Maia (Centenário) baixou a Portaria de Nº 001/2015, nesta sexta-feira (23), suspendendo, a partir de 1º de novembro, a realização de cirurgias autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e que são pagas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), excetuando-se apenas os partos cesarianos que continuarão sendo realizados normalmente.

Ainda na referida portaria, outras medidas de contenção de despesas foram informadas pelo Diretor da Unidade Hospitalar, Advogado Nelson Benício Maia Neto (Dr. Nelsinho), com um período de duração estimado em 120 dias, podendo ser prorrogado ou não.

Tal fato foi comunicado ao presidente da Câmara Municipal de Pau dos Ferros, vereador Gilson Rêgo (DEM), pela Direção do Hospital Centenário, através do Ofício Nº 0018/2015, que justificou as atitudes administrativas drásticas como consequência da sobrecarga que foi imposta ao nosocômio em virtude da interdição da Maternidade Santa Luíza de Marilac pela COVISA.

Ainda no ofício, o diretor da unidade hospitalar deixa claro que várias despesas extras foram geradas com a sobrecarga mencionada, algo que dificultou o equilíbrio financeiro do hospital, inclusive ao ponto de faltar recursos paras as demandas básicas do dia a dia. Portanto, tais medidas teriam sido a solução encontrada para atenuar a situação calamitosa.

Além disso, o conteúdo do ofício informa que, apesar de reiteradas conversas e ofícios enviados à Prefeitura de Pau dos Ferros, nenhuma resposta concreta foi apresentada pela municipalidade no sentido de contribuir com as enormes demandas financeiras enfrentadas pelo hospital, fato que, se persistir, poderá culminar com a suspensão definitiva dos atendimentos aos pacientes do SUS na unidade hospitalar, bem como a demissão de servidores.

Sem dúvidas, trata-se de um fato lamentável e que preocupa toda a sociedade pau-ferrense, pois o Hospital Dr. Nelson Maia tem sido um importante prestador de serviços de saúde à nossa cidade ao longo de vários anos. 

Desta forma, fica o nosso apelo para que o prefeito Fabrício Torquato (PSD) possa tomar uma atitude concreta sobre o assunto em tela, já que até agora, aparentemente, estaria se mostrando omisso.

Aguardemos por providências...

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.