Vereador Kasumaro Kened solicita ao Governo do Estado perfuração e instalação de poços na zona rural de Pau dos Ferros.


O vereador Kasumaro Kened (PMDB) apresentou, na sessão desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal, duas (02) proposições pedindo perfuração e instalação de poços na Zona Rural.

Através da Indicação Nº 012/2015, por exemplo, o parlamentar reivindicou ao Ilmo. Sr. Mairton França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a perfuração e instalação de um poço no Sítio Extrema, na propriedade do Sr. José Josemar de Oliveira do Nascimento.

O vereador Gordo do Bar (DEM) se mostrou favorável a indicação. "Conheço com propriedade e posso dizer que o poço é de grande necessidade; a população do Sítio Extrema já foi agraciada com um poço e um dessalinizador, mas ainda é pouco", defendeu.

O poço já perfurado e instalado na comunidade, de acordo com o autor do requerimento, fica distante do local pedido nesta proposição.

Kasumaro apresentou ainda o Requerimento Nº 169/2015 solicitando a instalação do poço já existente no Sítio Logradouro, na propriedade do Sr. Neto Gurgel. "O poço foi perfurado em 2013, mas como a vazão foi baixa o Dnocs não quis instalar", explica. "Estamos no ápice da crise hídrica, a seca é grande, os animais estão com sede, agora peço a sensibilidade do prefeito, pois este vereador já solicitou aos Dnocs e não foi atendido", disse Kasumaro.

O vereador Eraldo Alves (DEM) disse que sempre foi contra aos critérios utilizados pelo Dnocs e Governo do Estado. "Com a situação que estamos, o poço que tiver 50 litros por hora é importante, esse critério utilizado pelos Governos de que, se a vazão for baixa, o poço não é instalado tem que ser abolido", disse Eraldo.

O autor da proposição, Kasumaro Kened, lembra que acompanhou a perfuração em 2013 e a vazão tinha sido de 300 a 500 litros por hora.

Segundo Antônio Avelino (PP) os critérios mudaram. "Antes, o mínimo era de 500 litros; hoje, se deu água a secretaria já instala, porém, se a vazão for menor que os 500 litros a instalação é através de cata-vento", explicou Avelino.

As proposições foram aprovadas por unanimidade.