São Francisco do Oeste: Supostas pendências na Prestação de Contas efetuada pela Prefeitura teria prejudicado convênio para construção de Ginásio Poliesportivo.

Quem disse que só em Pau dos Ferros existem os chamados "elefantes brancos"? Quem disse, enganou-se. Em São Francisco do Oeste, município administrado pela prefeita Gildene Barreto (PTB) a situação também é alarmante, haja vista a grande quantidade de obras inacabadas, seja de responsabilidade da atual gestão ou de governos anteriores, conforme mostraremos mais adiante.

Todavia, neste momento, o nosso enfoque é para um Ginásio Poliesportivo cujas obras, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, foram iniciadas ainda durante a campanha à reeleição da Prefeita Gildene, em setembro de 2012, porém, até agora, seguem paralisadas, ou melhor, abandonadas. 

Sem dúvidas, as imagens comprovam que trata-se de mais um caso vergonhoso de desperdício de dinheiro público e flagrante desrespeito para com a população.

Vale salientar que, no mês de julho de 2013, o nosso blog já havia alertado à Prefeita de São Francisco do Oeste sobre a possibilidade da obra não ser concluída pela então governadora Rosalba Ciarlini (hoje filiada ao PP), inclusive apelamos naquele momento, até pela condição de correligionária da "Rosa", para que a gestora municipal cobrasse a imediata retomada dos serviços Relembre AQUI).

Contudo, em resposta à nossa cobrança, foi divulgada uma nota informando que, apesar da Prefeitura e a empresa responsável pela obra terem prestado contas regularmente dos recursos oriundos da primeira parcela do convênio, o município estava aguardando a liberação das outras duas parcelas do contrato (Confira AQUI).

Pois bem. O tempo passou, o comando do Governo do Estado trocou de mãos e, agora, de forma surpreendente, descobrimos que o prazo de vigência do convênio encerrou-se em 31/12/2015, sendo que o empenho referente ao contrato foi anulado ainda em 19/12/2014.

Qual teria sido o motivo para a anulação? Segundo informações expostas no Ofício 011/2016 GS, expedido pelo Governo do Estado no dia 1º de Fevereiro de 2016, pela existência de, supostas, pendências na prestação de contas realizada pela Prefeitura de São Francisco do Oeste junto ao convênio em questão.

Diante dos fatos narrados acima, fica evidente que, mais uma vez, devido a irresponsabilidade no trato com os recursos públicos, a população oestense será penalizada com o abandono de mais uma obra apenas iniciada no município, em meio às inúmeras outras que também não foram concluídas.

Que lamentável, hein?