Pau dos Ferros: Câmara Municipal homenageou CAMEAM pelos 40 anos em Sessão Solene.

A Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros realizou na última quinta-feira (20) uma sessão solene em homenagem aos 40 anos do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM). Profissionais do campo acadêmico, principalmente do Campus homenageado, como ex-diretores, ex-vice-diretores, ex-professores, professores ativos e técnicos, assim como autoridades do município e vereadores prestigiaram a solenidade.

A homenagem foi proposta pela vereadora Tercia Maria Batalha, através do Requerimento nº 095/2016, aprovado no dia 01 de setembro, que destacou a importância do Campus para o desenvolvimento socioeducativo e cultural do nosso município, assim como toda a região do Alto Oeste Potiguar e Estados vizinhos. 

"Parabéns a comunidade do CAMEAM e UERN que, tão bem, tem superado as dificuldades e os entraves encontrados no caminho, e que tem feito da instituição uma grande instituição de ensino superior que foi um marco extraordinário para o desenvolvimento do nosso povo", disse Tércia após a explanação de um breve histórico.

Atualmente, o CAMEAM oferta 16 cursos de graduação, sendo 9 de forma regular e 7 especiais (PARFOR E NAESU), 6 pós-graduações stricto sensu e 3 pós-graduações lato sensu. Conta, também, com 20 grupos de pesquisas e 52 programas de bolsa de extensão. Para Prof.ª Joseney Rodrigues, diretora do Campus, a atual gestão tem dois grandes desafios para a consolidação do CAMEAM como centro de referência do ensino superior: fortalecer os cursos de graduação e consolidar os programas de pós-graduação. 

O tema escolhido pelo CAMEAM para comemorar a data é "40 Anos – Transformando Vidas".

O professor e Secretário Municipal de Tributação, Carlos Augusto, representando o Poder Executivo, afirmou que "o campus promove transformações na vida das pessoas porque promove transformações sociais, educacionais, intelectuais e isso promove transformação de vida; a região deve muito ao CAMEAM o seu desenvolvimento econômico social".

A Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia, ex-diretora e uma das fundadoras do Campus de Pau dos Ferros, esteve presente deixando, também, a sua mensagem pelos 40 anos. "Com ajuda de muitas pessoas, com ideias e pensamentos convergentes, com determinação e muito trabalho, conseguimos alcançar os objetivos iniciais", lembrou Maria Elisa. "Hoje, tenho gratidão, orgulho e saudade daquele tempo que construímos os saberes, um passado que alicerçou o presente, formando cidadãos conscientes e participativos", completou.

Para finalizar a sessão solene, o presidente da Casa, o vereador Gilson Rego, defendeu que "só teremos uma civilização sem violência, sem desonestidade, a partir da educação, a educação forma a personalidade ética e moral de qualquer ser humano".