Pau dos Ferros integra lista dos municípios do RN em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 21 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Rio Grande do Norte.

Desse total, 10 municípios estão em situação de risco e 11 em estado alerta. Outros quatro estão em situação satisfatória. 

Do Alto Oeste, apenas Pau dos Ferros encontra-se em situação de risco, constatação extremamente negativa para o nosso município. Confira clicando neste link AQUI.

Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios.

Dos 3.704 municípios brasileiros que estavam aptos a realizar o LIRAa, 2.284 participaram da edição deste ano. Em comparação com 2015, houve um aumento de 27,3% em relação ao número de cidades participantes.

Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do Aedes no município.