Levantamento do Ministério da Saúde identifica 97 municípios com risco de surto de dengue, zika e chikungunya; principais cidades do Alto Oeste constam na lista.

O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) identificou que 97 cidades no Rio Grande do Norte em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso representa um percentual de 58,08% dos municípios que enviaram os dados para o relatório. Confira a lista completa clicando neste link: AQUI.

De acordo com reportagem publicada no Jornal de Fato, 22 cidades tiveram desempenho satisfatório, o que corresponde a 13,3%, e 73 estão em situação de alerta (44,24%). Segundo o órgão, 165 das 167 cidades potiguares enviaram dados sobre o estudo.

Os dados, relativos até 11 de novembro, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, também foi lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O estudo indica ainda 357 municípios brasileiros em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Isso significa que mais de 9% das cidades que fizeram o levantamento tinham altos índices de larvas do mosquito. No total, 3.946 cidades de todo o país fizeram o levantamento.