Garibaldi Alves e José Agripino estão na lista dos 23 senadores investigados e com risco de perder o foro privilegiado.

No blog Chumbo Grosso, o colunista Carlos Brickmann alerta seus webleitores quanto à necessidade de atentarem para um fato: todo político tem, como primeiro objetivo, o mais importante de todos, sobreviver. Pode, eventualmente, deixar esse objetivo de lado em determinadas situações, mas não é para acostumar: esses casos são exceções.

Em seguida, ele pontua que, entre os 81 senadores, 23, cujos mandatos terminam neste ano, estão sendo investigados pela Lava Jato e congêneres, portanto, para estes perder o foro privilegiado é um terror permanente. Alguns certamente vão desistir de tentar a reeleição, tentando manter o foro com mandato de deputado federal, mais fácil de conseguir. Outros vão correr o risco assim mesmo.

Na grande lista dos 23 figuram velhos caciques conhecidos da política potiguar, como os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB) que, certamente, farão de tudo para continuarem usufruindo do poder concedido pela benevolência ou inocência do voto popular.

Mas, está nas mãos do eleitor dá um basta nisso tudo, concedendo-lhes mais um longo mandato de oito anos ou, talvez, uma bela aposentadoria da vida pública.

E aí? A escolha é sua!