Pau dos Ferros: Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram de capacitação promovida pelo IDEMA.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) participaram nos dias 24 e 25 de abril do Curso de Gestão Ambiental promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (NAGAM).

As oficinas ocorreram nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), contando com a presença de assessores técnicos das pastas de meio ambiente, agricultura e infraestrutura, gestores e representantes da sociedade civil, todos da região oeste do estado e que compõem o grupo 1.

A formação contou com palestras ministradas pela equipe técnica do IDEMA formada pelas Senhoras Hortência Carvalho e Iracy Wanderley e teve carga horária de 20 horas, com metodologia participativa fundamentada no partilhamento de saberes teóricos e as vivências dos participantes.

Essa ação visa dar continuidade do trabalho de Diagnóstico que deverá constar no Sistema Municipal Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SISMUMA/RN. É importante salientar que Pau dos Ferros é a única cidade do alto oeste do estado que possui o SISMUMA, que é constituído pelos órgãos e entidades municipais responsáveis pela proteção, conservação e melhoria do meio ambiente e integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA) e o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).

A proposta do IDEMA na realização dessas capacitações junto aos municípios é contribuir para que eles, a curto prazo, consigam construir os próprios Planos Municipais de Gestão Ambiental.

Técnicos do IDEMA visitam sede da SEMA


A convite do Secretário Municipal de Meio Ambiental, Edson Rêgo, integrantes da equipe do IDEMA estiveram presentes, nesta quinta-feira (26), na sede da SEMA.

O propósito da visita foi acompanhar a elaboração do Plano de Gestão Ambiental do município, uma exigência legal para que as prefeituras possam captar recursos para projetos voltados à área de meio ambiente. 


"Nossa equipe está empenhada em construir um plano que possa auxiliar no diagnóstico dos principais problemas socioambientais existentes no município, onde, dessa maneira, iremos estabelecer alternativas de monitoramento, avaliação e ação de gestão, visando controlar os impactos ambientais bem como o ordenamento urbano", destacou o Secretário.

*Informações da Assessoria de Comunicação