Sethas oferece capacitação infantil para 138 municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz.

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN), capacitará supervisores de 138 municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz, entre os dias 27 a 31 de agosto, na Escola de Governo.

No Estado do Rio Grande do Norte, dos 167 municípios, 138 aderiram ao Programa. Somente Natal não fez a adesão entre os municípios habilitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Cerca de 16.490 mil crianças e 2.671 mil gestantes estão sendo atendidas até o momento, a meta atual é assessorar e monitorar para que os 138 municípios executem o programa, pois atualmente 127 iniciaram as visitas.

O tema dessa da capacitação é: "Guia de Visitas Domiciliar" que tem o objetivo de auxiliar os supervisores municipais a iniciarem o programa em seus municípios e repassarem o conteúdo para os visitadores, que são os responsáveis por acompanhar as famílias.

Serão abordados assuntos como: a importância da primeira infância no desenvolvimento da criança, marcos direitos da criança, legislações do programa criança feliz, a intersetorialidade no programa criança feliz – importância do trabalho Intersetorial,orientações para começar o trabalho no território – conceitos de família e o trabalho social com famílias, a visita domiciliar – a realização das visitas para gestantes, crianças de 0 a 3 anos, BPC e o atendimento às crianças afastada do convívio familiar, dentre outros.

O programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Sethas e dos municípios, tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.