Troca de "farpas" entre Robinson Faria e Fátima Bezerra marcou primeiro debate com os candidatos ao Governo do RN. Carlos Eduardo tentou sair ileso, mas também foi alfinetado.

O primeiro debate com os candidatos ao Governo do Estado, realizado na noite desta quinta-feira (16), pela Band/Natal, foi marcado pela falta de postura dos principais concorrentes que, com os nervos à flor da pele, em alguns momentos deixaram a elegância de lado e partiram para o vale tudo verborrágico.

Os episódios constrangedores decepcionaram os telespectadores mais politizados, que esperavam assistir a um debate qualificado de ideias, e com propostas construtivas para tirar o estado da grave crise administrativa em que se encontra. No entanto, o que se viu foi um festival de acusações entre ex-aliados.

No momento mais contundente, a senadora Fátima Bezerra (PT) utilizou seu tempo para tecer fortes críticas contra a gestão estadual, taxando o governador de incompetente, golpista e desinformado. Ela citou a enorme reprovação popular ao Chefe do Executivo, pediu desculpas ao povo do RN por tê-lo apoiado e disparou contra Robinson Faria uma sugestão bastante irônica: "Comece a arrumar sua mala para ir embora a partir de 31 de dezembro'.

Em sua réplica, o governador Robinson Faria (PSD) "partiu para cima" da senadora petista. Aplicando-lhe o adjetivo de arrogante (que segundo ele teria aflorado ontem à noite), o pessedista replicou a ironia de Fátima Bezerra garantindo que a parlamentar é quem vai arrumar a mala de volta para Brasília. 

O governador enumerou a quantidade de obras que sua gestão teria realizado (1.200) e, de quebra, disse que só não fez mais porque a aliada do ex-presidente Lula teria boicotado recursos na capital federal. "Se a senhora fosse governadora, que não vai ser, o estado quebrava em três meses. O estado não suportaria uma candidata com uma política ideológica tão ultrapassada, sem capacidade de gestão, sem conhecer o RN. E para quê serviu o seu mandato a favor do nosso estado, já que nunca liberou um recurso para o Rio Grande do Norte?", questionou.

Segundo colocado em todas as pesquisas realizadas até o momento, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Eduardo (PDT), evitou o confronto mais acirrado, porém, sua postura passiva foi deixada de lado quando seus oponentes criticaram suas ações à frente da prefeitura da capital e, também, quando teve seu nome atrelado aos seus familiares envolvidos em escândalos. Há quem diga que, no debate de ontem, o pedetista tentou desvincular sua imagem da família Alves, apesar de ser um dos integrantes mais ilustres.

Por fim, ficou no ar uma primeira impressão de que o nosso Rio Grande do Norte deverá ter uma das eleições mais 'niveladas por baixo' da história. 

Como se não bastasse o marasmo administrativo instaurado na máquina pública estadual, que tanto aflige a nossa população, o eleitor ainda terá que ter paciência na hora de analisar as propostas e o desempenho dos postulantes ao Governo do Estado que, lamentavelmente, fracassaram na tentativa de passar uma boa imagem na noite desta quinta-feira.

Aguardemos pelos próximos embates...