Hospital de Encanto vai implementar acolhimento com classificação de risco.

De modo a humanizar, cada vez mais, o atendimento à comunidade, o governo do prefeito Atevaldo Nazário intermediou ontem, 17, capacitação a todos os enfermeiros lotados no município, oferecida pelas alunas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/ Campus Pau dos Ferros Nayanne Victória e Brena Lopes.

O acolhimento com classificação de risco foi o assunto da conversa e análise de estudos de caso, pois a ideia da diretoria da unidade, em consonância com a Secretaria de Saúde, é adotar a sistemática no Hospital Municipal Erika Emmanuelle Soares Arquileu. Um dos objetivos da gestão é trabalhar alinhada ao Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, o qual irá incorporar o mesmo processo em sua rotina.

O diretor Ednardo Soares declarou que o novo sistema "vai permitir uma melhora na visualização do quadro do usuário e, consequentemente, uma reeducação da população através de uma organização melhor do fluxo". A triagem, como é chamada a averiguação da prioridade do tratamento de pacientes, passará a indicar o tempo de espera do indivíduo.

"Os usuários que, de fato, têm uma maior necessidade, serão atendidos primeiro", enfatizou Ednardo, acrescentando que aqueles cujo problema possa ser sanado em algum posto de saúde para este serão encaminhados, descentralizando a demanda. Resolutividades rápidas e eficientes é a meta da unidade hospitalar, por meio da consolidação do rearranjo do atendimento.

Nesta etapa inicial, as fichas receberão uma nova nomenclatura. Uma ficha de referência e contra-referência, por exemplo, tem sido pensada para registrar do estado detalhado do paciente, a ser assistido agora segundo os sinais e sintomas relatados, exame físico e escuta qualificada.