Mais um grupo de combate ao tabagismo é finalizado pela Prefeitura de Encanto.

Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Governo de Encanto, aliados à Estratégia Saúde da Família (ESF), estão encerrando nesta semana as ações do quarto grupo de tabagistas, constituído por moradores das zonas urbana e rural.

Na tarde de ontem, quarta-feira (26), a equipe realizou o último encontro envolvendo os usuários residentes na cidade, circunstância em que entregou certificados de participante e ex-fumante àqueles que estiveram comprometidos com as atividades, principiadas no mês de abril.

A eliminação ou controle do vício corresponde ao acolhimento, escuta, avaliação clínica e, em algumas situações, auxílio medicamentoso. Tudo coordenado por um corpo de pessoal competente, dedicado, dentre outras coisas, a reduzir no município o uso do cigarro.

"As reuniões foram semanais, acompanhadas de palestras, rodas de conversa e incentivo para os participantes", esclareceu a coordenadora, a nutricionista Amannda Keille, revelando que do total de 31 integrantes, houve 98% de êxito.

As práticas grupais representam uma importante metodologia desenvolvida pela Atenção Básica, quando do cuidado aos indivíduos que se utilizam dos serviços de saúde. Inseridos nesse contexto, o Nasf e a ESF desenvolvem um trabalho continuado, apoiados pela secretaria.