Idema emite Licença de Instalação para Complexo Turístico em Pau dos Ferros.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), emitiu nesta quarta-feira (14), para a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Licença de Instalação referente à primeira etapa do Complexo Turístico Serrote do Jatobá, localizado no Sítio Tabuleiro Grande, Zona Rural do município de Pau dos Ferros. O empreendimento teve todas as condicionantes para a implantação do complexo cumpridas. Confira neste link: AQUI.

O Complexo contemplará um mirante com vista para toda a cidade, fortalecerá o turismo na região do Alto Oeste e será instalado a cerca de 4km do centro da cidade. Em sua totalidade o empreendimento contará com estacionamento para 180 vagas, escadaria, praça, quiosques para comercialização de artesanato local, restaurante, academia ao ar livre, pista de cooper, ciclovia, trilha para caminhada, mirante, como também pavimentação das estradas de acesso, além de outros atrativos. A Prefeitura executará a obra por etapas.

Segundo o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o sentimento é de satisfação em contribuir com a viabilidade de novos investimentos públicos direcionados a população e ao fomento do turismo no interior do RN. "A implantação do Complexo Turístico é sinônimo de geração de emprego e renda para a população, sendo também um ponto de lazer, melhorando a qualidade de vida de seus munícipes, além de incremento da economia turística local. Emitir uma licença ambiental como essa é contribuir diretamente com o fortalecimento do turismo e desenvolvimento econômico do Estado", afirmou o diretor.

Pau dos Ferros é a cidade da região do Alto Oeste Potiguar para onde convergem mais de 30 municípios circunvizinhos e por abrigar diversas Instituições de Ensino Superior, atrai estudantes e funcionários de outras localidades que utilizam o comércio local, os pontos turísticos, restaurantes, pousadas e hotéis, além de outras atividades econômicas instaladas no município. Pau dos Ferros é a principal cidade da região do Alto Oeste e está distante cerca de 380 quilômetros da capital Natal, ocupando uma área de aproximadamente 260km².

"Nos preocupamos em elaborar um projeto que atendesse a todos os públicos, contemplando áreas e atividades para desenvolver práticas esportivas, de lazer e turismo religioso. Com a emissão da licença ambiental, iniciaremos imediatamente a obra, pois já temos assegurados 3 milhões de reais através de convênio com o Ministério do Turismo. Com este recurso realizaremos as três primeiras etapas da obra", disse o engenheiro e secretário de Planejamento do município, Cláudio Fídias.

Paralelo ao início das obras, a Prefeitura está buscando captar recursos para a última etapa. "Esta obra é de grande relevância para a região do Alto Oeste, pois incentivará o turismo e atrairá as populações vizinhas. Ao todo, a previsão de investimentos para a execução da obra é cerca de 8 milhões de reais", afirmou o secretário.

De acordo com a secretaria de Planejamento, a fase final da obra contemplará a construção do mirante, uma capela e a imagem da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.