Com recursos próprios, Prefeitura de Rafael Fernandes leva eletrificação pública à zona rural de Rafael Fernandes.


Pensando em melhorar a qualidade de vida dos habitantes da zona rural, a Prefeitura de Rafael Fernandes está agindo na prática para possibilitar que a eletrificação pública chegue às comunidades mais distantes do município.

Dando início pelo Sítio Lanchinha, a gestão do prefeito Bruno Anastácio está utilizando recursos próprios do município para tocar a iniciativa institucional, que vai transformar radicalmente o cenário da zona rural e, principalmente, a vida dos moradores de cada comunidade.

Segundo informações, os investimentos no Sítio Lanchinha custaram cerca de R$ 16 mil aos cofres públicos, sendo que aproximadamente 90% do material já foi instalado, restando poucos postes para serem colocados. Além disso, o pedido de ligação já foi feito por parte da Prefeitura junto à Cosern, que deverá cumpri-lo logo nos primeiros dias de Janeiro.

Vale salientar que a nova benfeitoria da gestão Bruno Anastácio já está incomodando e muito os adversários políticos do gestor, que andam espalhando nas redes sociais que todo serviço estaria sendo bancado pelos contribuintes, sendo que, na verdade, os valores arrecadados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) compensam apenas uma parte da conta mensal, restando sempre uma diferença a ser paga pelo município.

Só para se ter ideia, no ano de 2017, o próprio prefeito Bruno Anastácio encaminhou um Ofício pedindo a Cosern mais transparência com essa arrecadação, e que tais valores fossem repassados para o município. Todavia, a Cosern respondeu que não faria os repasses, pois os valores arrecadados iriam compensar as contas de iluminação pública, conforme podemos visualizar no Ofício enviado pela Prefeitura de Rafael Fernandes e, consequentemente, a resposta da Cosern, detalhe: mediante e-mail.


O fato é que a taxa de iluminação pública foi instituída ainda em 2016, antes da atual gestão. Ocorre que em nenhum dos meses em que ela foi cobrada houve repasse financeiro da Cosern em favor do município. Os valores arrecadados com a CIP apenas compensam o valor da conta de iluminação pública mensal, oriundo do consumo de cada luz pública existente no município.

Desta forma, para que se conste apenas a verdade dos fatos, a eletrificação pública que está chegando à zona rural é um investimento do atual gestor, que tem enxergado a administração pública do município com mais seriedade e comprometimento com os devidos interesses da população.

Já quanto aos adversários do prefeito Bruno, a estes não lhes sobram outra opção que não seja a de tentar deturpar fatos ou tentar atrapalhar a sua administração.

Porém, a população de Rafael Fernandes é inteligente e está acompanhando de perto todas as tramoias dos velhos e novos oposicionistas que, diga-se de passagem, não se conformam com o lugar que o povo resolveu lhes acomodar; isto é, do lado de fora da Prefeitura!