Rafael Fernandes: Bruno Anastácio quebrou paradigmas políticos tradicionais no município; Prefeito foi reeleito pelo "25 agripinista", mas preservou a cor "verde aluizista" do bacurau.

No século passado, por volta dos anos 60 e 70, havia uma intensa disputa política em todos os municípios do Rio Grande do Norte; velhos tempos, todavia, era um período "romântico" dos embates eleitorais onde era possível saber quem era do "verde" (bacurau) ou do "encarnado" (bicudo), tradição que se prolongou até ao final dos anos 90.

Depois, quando os políticos contemporâneos resolveram se unir; não por um projeto coletivo que beneficiasse a população, mas somente por puro fisiologismo, a partir daí surgiu o "camaleonismo", epíteto pejorativo dado para alguns políticos como sinal de pouca vergonha, esperteza e falta de respeito junto ao eleitor ainda acostumado com as antigas disputas entre "bacuraus" e "bicudos", que até hoje relembramos com uma certa sensação de nostalgia.

Entretanto, em algumas pequenas cidades do interior do RN ainda existe a identificação por parte do eleitor com a cor predominante do material de campanha do candidato. Neste caso, sendo verde ainda é chamado de "bacurau" e se for vermelha trata-se de um "bicudo", menos em algumas cidades que já misturaram tantas cores que "ninguém sabe mais quem é quem".

Na cidade de Rafael Fernandes, observo como um caso à parte ou uma tremenda façanha raríssima alcançada pelo prefeito Bruno Anastácio, o fato que ele se elegeu a primeira vez pelo PMDB do número 15, no entanto, depois do partido ter mudado o nome para MDB e seus representantes terem deixado claro que não lhe dariam legenda para disputar a reeleição, o novo líder político incontestável do município resolveu se filiar ao DEM do "25 agripinista", mas preservando a cor "verde aluizista" do bacurau tradicional.

O resultado final foi triunfante para Bruno Anastácio, que além de ter conseguido conquistar a confiança do eleitor para ir à urna vestindo a camisa verde para apertar o 25 do Democratas, obteve uma votação bem mais expressiva no comparativo com a eleição de 2016, cujos seus adversários até agora estão sem entender o porque de tamanha aprovação popular de um prefeito que enfrentou discórdias familiares, provocações de agregados à família e uma perseguição na Câmara Municipal jamais vista na história de Rafael Fernandes.

Diante desta façanha, não restou outra alternativa ao prefeito reeleito de Rafael Fernandes, Bruno Anstácio (DEM), ou seja, comemorar a sua vitória em alto estilo em praça pública, no próximo sábado (21), com a animação de uma das maiores bandas de forró de todos os tempos: Banda Calcinha Preta.

Consagrado politicamente, Bruno Anastácio deverá realizar um segundo mandato com mais realizações administrativas, porém, antes, o gestor vai aproveitar para comemorar com os seus eleitores e população em geral a sua esmagadora vitória sobre seus adversários no pleito do último domingo (15).