TJRN: XV Semana de Conciliação tem 306 audiências virtuais e alcança 116 acordos no RN.

Se ao longo de 14 edições, desde 2006, o normal era que os dois lados de um conflito sentassem em uma mesa de negociação para tentar chegar a um consenso, a XV Semana Nacional de Conciliação fugiu dos padrões, mas não do seu objetivo final.


Esta foi a primeira edição realizada de forma inteiramente virtual, como medida de prevenção à Covid-19, e alcançou no Rio Grande do Norte a marca de 306 audiências realizadas por meio de videoconferência, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Ao final, foram obtidos 116 acordos, um percentual de sucesso de 38% nas tentativas realizadas.

Realizada por meio das plataformas Cisco Webex e Google Meet, o índice de comparecimento das partes ficou em 54%, com a realização de 306 das 578 audiências inicialmente previstas. Na área cível, onde foi utilizado o Google Meet, a presença das partes foi ainda maior, com 62% das audiências previstas sendo realizadas (132 de 213 designadas).

O desempenho obtido nas audiências relacionadas a processos de direito de família foi um destaque desta edição: 102 acordos obtidos em 180 audiências realizadas, índice de 56% de sucesso nas tentativas feitas.

O trabalho durante a SNC no Rio Grande do Norte envolveu 41 conciliadores e mediadores, 11 servidores-chefes e sete Centros Judiciários de Solução de Conflitos.