Vereadores da Oposição solicitam à atual gestão que agilize contratação de unidade hospitalar para garantir realização de cirurgias eletivas; recursos do SUS encaminhados a Pau dos Ferros também são esperados por gestantes da região.

Apesar de estar no início do mandato e com um, estranho, decreto de calamidade financeira "debaixo do braço" para, supostamente, utilizar manobras administrativas mais favoráveis aos seus atos iniciais e, também, como forma de justificar outros alheios ao conhecimento público, eis que a prefeita Marianna Almeida (PSD) precisa agir com resolutividade em um problema que está afetando não só a população de Pau dos Ferros, mas, consequentemente, de demais municípios do Alto Oeste, pelo fato da cidade possuir a gestão plena no recebimento de recursos do SUS encaminhados à pacientes da região.

Diante da informação concreta referente ao encerramento do contrato firmado entre o Hospital Dr. Nelson Maia e a Prefeitura de Pau dos Ferros, no último mês de dezembro, atendendo a solicitação de populares, os vereadores que integram a bancada de oposição encaminharam um Ofício de assinatura coletiva à atual secretária Municipal de Saúde, Kalliane Fernandes, solicitando informações a respeito da interrupção do atendimento à população quanto aos procedimentos de cirurgias eletivas, assim como, também, o socorro às gestantes que necessitam do amparo oriundo dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) que são encaminhados ao município para dar suporte a toda região.

O fato é que o problema tem mais caráter burocrático do que ligação com uma, suposta, escassez de recursos. 

Diante disso, os parlamentares que foram colocados no Poder Legislativo pela população para fiscalizar os atos administrativos da nova gestão, resolveram cobrar o restabelecimento dos direitos dos cidadãos pagadores de impostos, através da imediata formulação de um novo contrato com uma unidade hospitalar; seja renovando o contrato com o Hospital Dr. Nelson Maia ou firmando um novo com a Maternidade Santa Luiza de Marillac que, segundo informações, já está habilitada legalmente para firmar contratos neste sentido.

Enquanto pacientes aguardam por cirurgias e gestantes ficam ansiosas, faz-se necessário que todos foquem unicamente na solução do problema por parte da Prefeitura, detalhe: sem argumentações de ambos os lados relacionados ao pleito eleitoral que já passou, faz tempo!

O momento é de ação, com saúde não se brinca!

Só para esclarecer, o Ofício Nº 001/2021 encaminhado à secretária de Saúde foi assinado pelos seguintes vereadores: Alexsander Magnus, Célio de Queiroz, Francisco José e Zélia Leite; todos do Democratas.

Aguardemos...