Rafael Fernandes: Prefeito Bruno Anastácio e Secretária Hiudevan Duarte assinam ofícios destinados ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz em busca da vacina contra o Covid-19.

O prefeito de Rafael Fernandes, Bruno Anastácio, e a Secretária Municipal de Saúde, Hiudevan Duarte, assinaram dois ofícios; um destinado ao Instituto Butantan e outro à Fundação Oswaldo Cruz, com o intuito de celebrar um protocolo de intenções de compra de vacinas contra a COVID-19, atualmente fabricadas no Brasil por esses dois laboratórios.

A assinatura aconteceu na manhã desta quinta (04), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Rafael Fernandes.

Com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 23 de fevereiro, que autoriza a compra da vacina contra a COVID-19, uma vez que a União descumpra o Plano Nacional de Vacinação, e caso a ANVISA não conceba, em 72 (setenta e duas) horas a autorização para utilização de outros imunizantes aprovados em outros países, surge assim uma esperança que, de forma cooperativa ou individual, sinaliza para que estados e municípios possam adquirir tais vacinas.

Por meio de tal medida, o município de Rafael Fernandes busca, assim que possível, adquirir lotes da vacina para garantir a continuidade da vacinação no município.

"Ao oficiarmos esses laboratórios, daremos os primeiros passos na manifestação de intenção de compra da vacina, será um salto na ampliação vacinal de nossa população contra a COVID-19, garantiremos o bem jurídico maior: a vida", disse o prefeitoBruno Anastácio.

Atualmente, Rafael Fernandes possui um sistema de imunização estruturado, um Plano de Operacionalização da Vacina, e que neste momento já concluímos a vacinação de todos os idosos com 75 anos ou mais acamados, bem como de todos com 90 anos ou mais. Na última terça dia 02, demos início a vacinação priorizando os idosos com 82 à 89 anos.