Covid-19: Em Pau dos Ferros existem 212 pessoas isoladas e 7 internadas no Hospital Regional; lentidão da vacinação também preocupa profissionais de Saúde.

Há pouco mais de um mês, de forma dolorosa, nas instalações do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), de Pau dos Ferros, perdi o meu querido pai, Clodomiro Fernandes de Queiroz (meu verdadeiro herói), para essa doença maligna denominada de coronavírus, mas que alguns crentes em Deus também poderiam taxá-la de um "instrumento do diabo" para ceifar vidas da pior forma possível.

A verdade é que vivemos num luto em escala global e, às vezes, parece que a dor do outro que também perdeu um ente querido em virtude da pandemia, de certa forma, nos ajuda a superar a dor de, pelo menos, termos a consciência de que a fatalidade não é algo peculiar apenas para algumas famílias; no mundo todo há um clamor pelo avanço da medicina em conseguir produzir imunizantes com 100% de eficácia para barrar esta terrível mortandade.

Trazendo o assunto novamente mais para perto, analisei o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, na última segunda-feira (21), e fiquei espantado com os números que revelam um quadro de 212 pessoas isoladas em tratamento domiciliar (orando para o quadro não evoluir para internação) e 7 pessoas em tratamento no Hospital Regional.

Segundo informações, os corajosos, todavia exaustos profissionais da saúde temem uma piora neste quadro, caso as pessoas não se previnam com máscaras, álcool e, principalmente, respeitando o distanciamento social que, de forma nítida, virou algo quase impossível em Pau dos Ferros, já que inúmeros fatores até prudentes (preservação da economia, garantia de alimentação para as pessoas e outros serviços básicos) tendem a nos empurrar para uma realidade implacável de proliferação da Covid-19.

Para piorar, o ritmo da vacinação em Pau dos Ferros é uma das mais lentas do Rio Grande do Norte, algo que virou até repercussão negativa na InterTV Cabugi, quando o jornalista Murilo Meireles chegou a cobrar da equipe da Secretaria de Saúde um repasse de informações mais verídico.

Nesta quinta-feira (24), dizem que alguns representantes dos partidos de esquerda (PCdoB) e (PT) e uma extensa agenda presidencial institucional camuflada, mas que terá todo um clima de campanha eleitoral extemporâneo, inevitavelmente, contribuirão para a promoção de mais aglomerações na principal cidade do Alto Oeste Potiguar. 

No entanto, para qualquer um dos lados, tocar neste assunto é como "colocar fogo em um barril de pólvora".

O que podemos esperar pela divulgação dos próximos boletins relacionados a Pau dos Ferros, sobretudo nos dias subsequentes a estas aglomerações? 

Por ser crente em Deus, faço minhas orações para que uma força sobrenatural e inalcançável pela ciência ou razão lógica imobilize o vírus que "anda feito um demônio procurando a quem devorar".

Deus, nos livre do mal. Amém.