CPI da Covid: deputados deverão investigar compra de respiradores pelo Governo do Estado junto ao Consórcio Nordeste; Deputado Getúlio Rêgo é membro titular da CPI.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou resolução que determina instalação da CPI da Covid-19 para o dia 4 de agosto, às 14h, e também dispõe sobre a nomeação de membros, fixação de data para reunião e eleição dos cargos de presidente e vice da CPI, além da designação de relator.


A aprovação na manhã desta terça-feira (20) aconteceu depois de extenso debate e com abstenções da bancada governista. A data foi sugerida através de requerimento apresentado pelo deputado Kelps Lima (Solidariedade).

O deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) está entre os membros titulares da Comissão Permanente de Investigação que investigará os gastos do governo estadual durante a pandemia de Covid-19, além dos deputados Kelps Lima (SDD), Gustavo Carvalho (PSDB), George Soares (PL) e Francisco do PT.

Os parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deverão analisar a aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste e a edição dos decretos publicados pelo estado com as medidas sanitárias de combate à pandemia.

Clima tenso

A deputada Eudiane Macedo (Republicanos) retomou o discurso feito no horário de lideranças, após ter sido questionada sobre nomes de membros da bancada de oposição que poderiam ter evitado a abertura da CPI da Covid para investigar gastos do Governo do Estado com a pandemia. "Sempre que vou falar sou atacada", disse a deputada, afirmando que não tem tido o respeito de alguns colegas.

O deputado Getúlio Rêgo afirmou que a declaração da deputada Eudiane Macedo "causou desconforto" em toda a bancada da oposição.