Cinco deputados federais participaram da agenda oficial de Rogério Marinho em Mossoró; Ministro ainda participou de solenidades em Carnaubais, Janduís, Mossoró e Santa Cruz.

O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, cumpriu a primeira parte de sua agenda em Mossoró na manhã desta segunda-feira (27). Na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), ele entregou tratores e máquinas para estimular o setor produtivo de 39 municípios potiguares.


O Ministério do Desenvolvimento realizou a doação de caminhões e kits de equipamentos. No total, foram investidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR, R$ 5,8 milhões para compra das máquinas.

Rogério Marinho também assinou termo de cooperação para a criação da Rota da Fruticultura de Mossoró e assinou termo de execução descentralizada (TED) com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) no valor de R$ 1 milhão.

Os recursos serão utilizados para a criação da Rota da Fruticultura de Mossoró, com implantação de um núcleo de produção de mudas de cajazeiras, umbuzeiros e cirigueleiras.

Segurança Hídrica

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), ainda entregou nesta segunda-feira (27) quatro sistemas de dessalinização para comunidades e assentamentos de quatro municípios do estado: Carnaubais, Janduís, Mossoró e Santa Cruz.

A entrega dos sistemas faz parte do Programa Água Doce (PAD), que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, que na maior parte dos casos são salobras.

Os dessalinizadores vão atender, no total, 637 moradores do assentamento Santa Luzia, em Carnaubais, e das comunidades Arrimo, em Janduís, Cheiro da Terra, em Mossoró, e Açude do Alívio, em Santa Cruz. Todas elas estão localizadas na área rural do Rio Grande do Norte. A capacidade de atendimento, no entanto, é de 1,6 mil pessoas (400 por sistema).