Curso de Arquitetura da Ufersa poderá ser transferido de Pau dos Ferros para Mossoró; transferência tem o apoio da própria Coordenação do Curso.

A reitora Ludimilla Oliveira criou uma comissão, por meio da portaria 611, para estudar a possibilidade de transferência do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus de Pau dos Ferros para o campus central em Mossoró da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A portaria foi publicada no último dia 13.


De acordo com reportagem do Jornal de Fato, a comissão, formada por docentes de Arquitetura e Urbanismo, tem 45 dias para apresentar o projeto de viabilidade. Em seguida, o documento será avaliado pelos conselhos competentes da instituição.

A transferência para Mossoró tem o apoio da coordenação do curso. Nas redes sociais, a professora Rafaela Balbi, coordenadora do curso, afirmou: "Fizemos a reivindicação para a reitora Ludimilla, que compreendeu e acatou nossos pontos. Estamos com diálogo aberto com os estudantes do curso. Acreditamos que a mudança será benéfica para todos."

A polêmica, porém, é inevitável, dentro e fora da unidade de ensino superior. Grupo de oposição critica a reitora da Ufersa, embora a iniciativa tenha sido da própria coordenação do curso. Fora da instituição, foi a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), que lançou críticas, rebatidas, por vídeo, pela própria reitora Ludimilla Oliveira.

Mossoró é a segunda maior cidade do RN e a principal da região Oeste, inclusive, sede principal da Ufersa, onde a instituição foi criada. Mossoró tem curso de Arquitetura e Urbanismo apenas na rede privada. Implantar o curso na universidade pública é um dos pontos positivos da possível transferência.