Com incentivo do Governo do Estado, artesãs do município de Major Sales investem em produção de artigos natalinos.

Neste mês de novembro, as mãos hábeis das mais de 10 artesãs e artesãos ligados à Associação Comunitária Sócio Cultural, no município de Major Sales, estão dedicadas à produção de itens natalinos, como guirlandas, bonecos de Papai Noel e panos de prato. Mães, donas de casa, chefes de família e trabalhadoras rurais, elas estão apostando na renda extra que deve vir com as festas de fim de ano, agregando estes produtos sazonais às bonecas de crochê, porta-joias e roupas que produzem habitualmente. 

Há anos, as pessoas da comunidade do bairro Bom Jardim precisavam de uma oportunidade, o que veio quando a entidade localizada no Alto Oeste potiguar foi encaixada em um Subprojeto de Empreendimento Econômico e Solidário da Agricultura Familiar, na categoria Artesanato, e recebeu do Governo do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), o montante de R$ 589 mil para construção, reforma da estrutura física do empreendimento e compra de equipamentos para confecções e artesanato. 

Os recursos para esta atividade produtiva sustentável são originários do Acordo de Empréstimo estadual com o Banco Mundial.

"Aqui foi tudo demolido e reconstruído. Três máquinas de costura iniciaram nosso plano de negócios. Mais outras 20 foram obtidas com o rendimento do dinheiro aplicado", conta Maria Carlos, presidente da associação. "E mesmo com a pandemia, o Senai, por meio do Governo Cidadão, ainda ministrou um curso de costura e outro de pintura, qualificando 30 costureiras", completa, dizendo que a capacitação permitiu que elas aprimorassem a confecção de figurinos para grupos folclóricos locais e para a Prefeitura.