Pau dos Ferros: Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) fecha ano com 33 mil atendimentos a pessoas com deficiência.

Mais de 33,7 mil potiguares receberam próteses, órteses ou tiveram tratamento na Associação Beneficente Nossa Senhora da Conceição (Abenção) em 2021. A diretoria da entidade fechou os dados nesta semana, consolidados em seu Boletim de Produção Ambulatorial. O desempenho é considerado pelos seus diretores muito positivo no ano.


Os atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação mantido pela Abenção e classificado no tipo 4, o que o habilita a atender a todos os tipos de deficiência (física, intelectual, visual e auditiva), somaram 32.543 casos. O que corresponde a uma média superior a 2.700 atendimentos. O CER 4 da Abenção é sediado em Pau dos Ferros, integra a Rede do SUS e acolhe pacientes de 37 municípios do Alto Oeste.

A Abenção também fornece próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção para seus pacientes que dependem desses equipamentos para ter autonomia em suas atividades. Em 2021, a Associação forneceu por meio de sua Oficina Ortopédica 1.158 desses equipamentos ao seu público. São quase 100 próteses e congêneres distribuídos mensalmente, em média.

"Ficamos muito orgulhosos por conseguirmos prestar uma assistência de qualidade e beneficiarmos tantas pessoas neste ano. É um sinal de que exercemos um papel estratégico na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte para as pessoas com deficiência. Um trabalho que, se Deus quiser e com a ajuda do nosso corpo técnico e dos nossos apoiadores, vamos expandir em 2022", avalia a diretoria-geral da Abenção, Nadja Diógenes.

Nadja Diógenes deixou claro que os planos de montar a Oficina Ortopédica de Natal é o novo foco de seu trabalho, para atender a Região Metropolitana da capital. A nova oficina vai começar a funcionar nos próximos meses.

Abenção

Fundada e sediada em Pau dos Ferros há 27 anos, a Abenção é uma instituição de referência no Rio Grande do Norte na atenção integral e gratuita à saúde das pessoas com deficiência por meio do SUS. 

Além do CER 4 em Pau dos Ferros, a entidade administra no município a primeira Oficina Ortopédica habilitada pelo Ministério da Saúde no Estado.