Justiça Eleitoral condena ex-prefeita de Umarizal por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020; Decisão judicial torna Elijane Paiva inelegível pelo período de 8 anos.

O juiz eleitoral Renan Mendonça, da Zona Eleitoral de Umarizal, condenou a ex-prefeita do município, Elijane Paiva de Freitas, em ação de investigação eleitoral por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2020.


Observando os autos processuais, visualizei que Elijane Paiva, investida no cargo de prefeita do município em pleno andamento do processo eleitoral, segundo a acusação, teria realizado distribuição ilícita de combustíveis com a finalidade exclusiva de ganhar votos, determinava que seus apoiadores/militantes visitassem as casas dos possíveis eleitores efetuando de maneira expressiva a troca de dinheiro por voto; dentre outras ilicitudes descritas na petição inicial, por meio da qual foram anexados vídeos, fotografias e documentos.

Pois Bem. Ao analisar os.documentos probatórios o magistrado entendeu que houve prática ilegal nas eleições para captação ilícita de sufrágio e atendeu parcialmente o pedido do Ministério Público sentenciando a inelegibilidade de Elijane Paiva pelo período de 8 anos em virtude do ato abusivo.

Apesar da narrativa acima, vale salientar que esta decisão é de 1º grau. Portanto, ainda cabe recurso.