Próxima à conclusão, obra da Barragem de Lucrécia recebe inspeção dos especialistas.

Com a proximidade da conclusão da obra de restauração da Barragem de Lucrécia, no município homônimo potiguar, o equipamento recebeu nesta quarta-feira (14), a visita de inspeção dos especialistas em Barragens – Gilberto Canali, Roneí Carvalho e Manoel de Freitas – ; das equipes da Secretaria Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN) e de membros das empresas supervisora consórcio QS OITICICA; da executora, o consórcio EIT/ENCALSO e da projetista RW.


A intervenção tem previsão de conclusão até o final de dezembro e é uma das mais importantes do acordo de empréstimo mantido pelo Estado com o Banco Mundial porque resolverá de maneira definitiva a instabilidade dos barramentos.

O Governo do RN está investindo R$ 13 milhões no serviço, por meio do Projeto Governo Cidadão, com recursos do empréstimo ao Banco Mundial. A barragem terá um Plano de Ação de Emergência (PAE), como forma de se adequar à legislação vigente.

Na ocasião, foram pontuadas, in loco, as observações dos painelistas a respeito do Plano de Segurança de Barragens - PSB, elaborado pela empresa RW ENGENHEIROS CONSULTORES, destacando o monitoramento da instrumentação, com dados fornecidos pelo IGARN.

Ainda durante a vistoria de campo foram discutidos outros pontos importantes à conclusão da intervenção, com atividades relacionadas à comunicação e às questões sociais e ambientais, que também serão verificadas pelas equipes do Social e Ambiental do Projeto Governo Cidadão, nesta quinta-feira (15).