Pau-ferrense Aldemir Freire deixará Governo Fátima para assumir diretoria de Planejamento no Banco do Nordeste.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), fará uma mudança no secretariado nas próximas semanas.

Um dos principais auxiliares do governo e líder da equipe econômica, o secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, natural de Pau dos Ferros, deixará a gestão estadual para assumir um cargo federal: a diretoria de Planejamento do Banco do Nordeste. Ele foi indicado para o posto pela própria governadora, com o aval do PT.

Com a saída de Aldemir, as atribuições da pasta de Planejamento e Finanças serão desmembradas. A área do Planejamento passará a ser acumulada por Virgínia Ferreira, que atualmente é secretária de Gestão de Projetos e Metas e cuida do programa Governo Cidadão, que executa ações com recursos do Banco Mundial. Ela vai acumular as duas funções.

Já a área de Finanças passará a ser respondida também por Cadu Xavier, que vai acumular a função com a de secretário de Tributação.

A saída de Aldemir Freire e a nova configuração do governo deverão ocorrer nas próximas semanas, tão logo a indicação do secretário para o Banco do Nordeste seja confirmada. A nomeação de Aldemir já está nos trâmites burocráticos.