Itaú, Pau dos Ferros, São Miguel e mais 05 cinco municípios do RN têm prazo para desligamento do sinal da TV analógica prorrogado para até 30 de junho de 2025.

O Ministério das Comunicações (MCom) prorrogou o prazo para o desligamento da TV analógica aberta até o dia 30 de junho de 2025 em oito municípios do estado do Rio Grande do Norte. A medida foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta (8/12).

Mais de 181 mil habitantes de Apodi, Caraúbas, Itaú, Lagoa Nova, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e São Paulo do Potengi serão beneficiados com a melhoria do sinal.

O novo cronograma estabelece duas etapas: a primeira a ser concluída até 15 de dezembro deste ano e a segunda em junho de 2025. 

A portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas cidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.

A medida também modifica regras para que a alteração de geradora das RTVs analógicas possa ser realizada antes da consignação do canal digital.

O adiamento do desligamento dos sinais analógicos visa evitar a falta de sinal para a população em municípios de pequeno porte que não possuem recepção digital satisfatória dos canais de televisão.