Câmara de Pau dos Ferros promove reunião para implementação do projeto "Parlamento Jovem".


Nesta segunda-feira (12), a Presidência da Câmara Municipal de Pau dos Ferros convidou gestores e coordenadores de escolas para uma reunião na sede do Poder Legislativo. O objetivo foi alinhar detalhes e assinar o Termo de Compromisso para participação no projeto "Parlamento Jovem", criado pela Lei Municipal nº 2038/2025.

O presidente da Casa Legislativa, Jaime de Carvalho, que teve a iniciativa do projeto, explicou aos presentes as metas, os critérios de participação e os requisitos necessários para se envolver. Em seguida, foram combinadas com as escolas as datas de cada etapa, iniciando-se pela escolha dos candidatos.

A seleção dos estudantes acontecerá ao longo da segunda metade de maio. Para a escolha, serão considerados o desempenho escolar, a comunicação, o espírito de liderança e uma entrevista. Após o recesso escolar, em 30 de julho, as escolas divulgarão os candidatos e elaborarão a lista dos eleitores.

A campanha de divulgação deverá ocorrer nas duas primeiras semanas de agosto, em cada escola. Logo após, será realizada a votação eletrônica, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Após a apuração, os jovens eleitos receberão o diploma em até 15 dias. A cerimônia de posse, ou seja, a cerimônia oficial, deverá acontecer entre 15 e 30 dias após a diplomação, podendo ser prorrogada.

O projeto tem como objetivo incentivar a cidadania e o interesse político dos adolescentes, sendo voltado aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Segundo Jailton Granjeiro, diretor da Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo, localizada no Perímetro Irrigado, essa iniciativa busca motivar os jovens a se interessarem por políticas públicas e a participarem futuramente do Legislativo.

Participaram também as escolas estaduais 4 de Setembro, Tarcísio Maia, Francisco Nunes e Dr. José Fernandes de Melo. Além delas, estiveram presentes representantes da Escola Professor Severino Bezerra, do município, bem como das escolas particulares Educandário Imaculada Conceição, Colégio e Curso Evolução e Instituto Educacional Mundo do Saber.