Lâmpadas trocadas, dancinhas feitas: a nova coreografia da política em Pau dos Ferros.


No cenário político de Pau dos Ferros, a estratégia adotada os últimos anos pela prefeita Marianna Almeida tem sido apostar forte nas redes sociais, especialmente no Instagram. Ela publica vídeos orientada por uma equipe de marketing que buscam aproximá-la do povo, utilizando humor, suposta espontaneidade e até dancinhas hilárias, como naquele vídeo em que servidores trocam lâmpadas na cidade, por exemplo. Essa abordagem, que divide opiniões, demonstra o desejo de transmitir uma imagem de acessibilidade e popularidade.


Comparando com o passado, percebemos que a forma de fazer política mudou: ex-prefeitos como Leonardo Rêgo eram mais criticados por atos públicos, sendo muitas vezes bitolados como gestores vaidosos, midiáticos e até narcisistas. 

Mas, atualmente, a narrativa é de uma liderança mais próxima do povo, embora muitas dessas ações aconteçam na internet, gerando opiniões diversas. No mundo atual, quem consegue aproveitar o momento, como Marianna tem feito, leva vantagem.

Por outro lado, fica a dúvida: até quando essa estratégia de "dançar, brincar e se mostrar" será suficiente para garantir a permanência no poder? Afinal, a política é um ciclo que se altera rapidamente; o que funciona hoje pode não ter o mesmo efeito amanhã.

Essa postura de se expor, produzir vídeos e manter uma presença constante nas redes realmente assegurará uma gestão sólida e a construção de um legado duradouro? Enquanto não há respostas definitivas, o jogo político em Pau dos Ferros continua moldado pelas regras que a internet impõe: vale tudo, enquanto durar o momento e enquanto a opinião pública estiver ao alcance de um clique ou de uma postagem.

Enquanto Marianna Almeida permanece na "crista da onda", quem não gostar do ritmo ou da estratégia pode ficar de fora ou tentar criar sua própria jogada. O que fica evidente é que, na política de hoje, quem dança na frente do palco chama mais atenção, mesmo que o público esteja mais interessado na coreografia do que na essência do show.