A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas traz um panorama detalhado da disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte, revelando que a liderança de Styvenson Valentim (PSDB) se consolida, mas com a presença de um forte empate técnico entre outros candidatos de peso. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (11), explora tanto o cenário estimulado quanto o espontâneo, oferecendo uma visão completa das intenções de voto.
No cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados), Styvenson Valentim lidera com 49%. No entanto, há um empate técnico entre Zenaide Maia (PSD) com 30%, Fátima Bezerra (PT) 29,2% e Álvaro Dias (Republicanos) 28,8%, já que a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais. Outros candidatos aparecem com porcentagens menores.
Já no cenário espontâneo (quando os entrevistados mencionam o primeiro nome que lhes vem à cabeça), Styvenson Valentim também lidera, mas com uma porcentagem bem menor: 10,6%. Ele é seguido por Fátima Bezerra (3,5%) e Zenaide Maia (2,4%).
A pesquisa também revelou os índices de rejeição. A atual governadora Fátima Bezerra é a candidata mais rejeitada, com 47,8% dos eleitores afirmando que não votariam nela de jeito nenhum para o Senado. Em seguida, aparecem Styvenson Valentim com 15,5% e Álvaro Dias com 14,6% de rejeição. Além disso, 8,5% dos entrevistados declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.
O estudo foi realizado entre 6 e 10 de setembro com 1.505 eleitores em 58 municípios do Rio Grande do Norte, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais.