PMDB terá candidatura própria em Apodi, mas em Pau dos Ferros poderá seguir na "carroceria" do grupo situacionista.


Leio no Blog do Heitor Gregório que o PMDB já definiu o nome que vai disputar a Prefeitura em outubro próximo: trata-se do jovem Alan Silveira, filho da ex-prefeita Gorete Silveira. O nome dele conta com o aval do Ministro Henrique Alves, Senador Garibaldi Filho e dos Deputados Walter Alves e Gustavo Fernandes.

Já em Pau dos Ferros a realidade é bem diferente, pois, os únicos nomes do partido que contam com uma certa expressividade enfrentam algumas dificuldades, seja por estarem impedidos juridicamente ou desestimulados para enfrentar mais uma batalha eleitoral duríssima, fato que deverá empurrar os chamados bacuraus locais para o palanque do grupo situacionista que é comandado pelo prefeito Fabrício Torquato (PSD).

Por aqui, há mais de uma década os bacuraus não conseguem vencer uma eleição municipal, algo que coincide com a sequência de derrotas impostas ao grupo do médico Nilton Figueiredo, principal nome do PMDB, mas que está totalmente inelegível e, diga-se de passagem, desde a  chegada do ex-prefeito Leonardo Rêgo na cidade (que continua ostentando o status de maior liderança do município), não conseguiu mais ser visto pela população com perfil de administrador, apenas como um bom médico.

Também, quem poderia tentar mais uma vez a sorte numa postulação ao comando do Executivo bem que poderia ser o filho de Dr. Nilton, no caso, Bráulio Figueiredo. Todavia, escaldado pela derrota fragorosa sofrida nas eleições de 2012, o jovem médico encontra-se desestimulado no que se refere à disputa de cargos eletivos permanecendo, portanto, focado em sua única vocação: a medicina.

Mas, há quem diga que o nome do vereador Kasumaro Kened seria uma boa alternativa para os peemedebistas saírem da condição de "aplicadores de botox" do projeto de reeleição do prefeito Fabrício. 

Entretanto, essa hipótese teria que ser levantada por um nome forte da agremiação para tornar-se realidade, alguém como o deputado estadual Gustavo Fernandes que, quando acordar do "sono" profundo, perceberá que a subserviência dos bacuraus ao candidato do PSD beneficiará diretamente um de seus principais concorrentes da região: o deputado Galeno Torquato, reconhecidamente, um político muito astuto quando o assunto é maquiavelismo.

É mais ou menos assim que caminha o PMDB pau-ferrense: com os seus principais expoentes inelegíveis, desestimulados, desacreditados e outros até sonolentos. No entanto, ainda é cedo para se "fechar a tampa do caixão", pois, quem sabe o verde da esperança tão evocado pelo saudoso Aluízio Alves (in memoriam) qualquer hora dessas não desperta os, quase, combalidos peemedebista locais, hein?

Como reza o velho dito popular: "Enquanto há vida, há...(complete mentalmente)"